Em destaque

quarta-feira, 28 de maio de 2014

PRATIQUE PORTUGUÊS COM MÚSICA


Image (LP Player) by juliana luz (CC BY 2.0)
Quando você ouve música em português, você pratica: 1) sua compreensão ao escutar. 2) sua pronúncia ao tentar cantar. 3) seu vocabulário ao memorizar a canção.


Quer coisa mais fácil do que isso?! A maior dificuldade em praticar ouvindo música é encontrar as músicas que você gosta. No mundo lusófono, existe uma variedade de ritmos e sons. Além de poder conhecer um pouco mais da cultura desses países, algum desses ritmos podem lhe agradar. Neste artigo, vou sugerir músicas de ritmos populares entre alguns países que falam português:

ATUALIZAÇÃO: Seguem os outros artigos sobre música do blog...
ROCK EM PORTUGUÊS
HIP HOP e R&B EM PORTUGUÊS
REGGAE EM PORTUGUÊS


BOSSA NOVA: É um gênero de música brasileiro muito bom para ouvir e relaxar. As letras costumam ser complexas, muito boas para aumentar o vocabulário.
"Mas Que Nada" - Sérgio Mendes and Brasil 66
"Águas de Março" - Tom Jobim
"Garota de Ipanema" - Tom Jobim
"Samba da Benção" - Bebel Gilberto
"Meu Esquema" - Mundo Livre S/A
"Eu Sei Que Vou Te Amar" - Ive Mendes


MPP: Música Popular Portuguesa. São músicas boas de escutar e você ainda pode praticar a pronúncia do português europeu.
"O Engraxador" - Luísa Sobral
"Maria da Feita" - Pierre Aderne
"Foi Feitiço" - André Sardet
"Milagrário Pessoal" - António Zambujo
"Guitarra" - Madredeus


SAMBA: É O mais famoso ritmo brasileiro. Tem influência africana, origina-se do ritmo angolano SEMBA. O SAMBA é um ritmo bem energético e as letras são bem fáceis de cantar.
"Batuque na Cozinha" - Martinho da Vila
"Amiga da Minha Mulher" - Seu Jorge
"Coisinha do Pai" - Bete Carvalho
"Canto da Razão" - Art Popular


MPB: Música Popular Brasileira. Para quem gosta de músicas leves, mas com um ritmo bem brasileiro. Não se assuste se você não compreender bem o que as letras querem dizer, elas costumam usar muitas metáforas. Mas é muito bom para praticar a pronúncia, pois as palavras costumam ser muito bem selecionadas.
"Shimbalaiê" - Maria Gadú
"Samba do Tamborim" - Penna Firme
"Não me Deixe Só" - Vanessa da Mata
"Amor em Jacumã" - Lucas Santtana
"Efêmera" - Tulipa Ruiz


FADO CONTEMPORÂNEO: O FADO é o ritmo português mais famoso. Geralmente é cantado por uma só pessoa o que faz com que seja bem fácil a compreensão.
"Musiquinha" - Deolinda
"Transparente" - Mariza
"Fado da Vida Bela" - António Zambujo


MPA: Música Popular Angolana. Se você gosta de ritmos afro, vai amar praticar com as músicas angolanas. As letras costumam ser simples e o ritmo ajuda muito para cantar.
"Tira Sapato" - Dimba Diangola
"Rascunhos" - Aline Frazão
"Lata D'Água" - Mamukueno
"Minuto Mais" - Irina Vasconcelos
"Marina" - André Mingas


MPCV: Música Popular de Cabo Verde. São músicas muito bonitas e apresentam uma oportunidade para ter contato com outros sotaques.
"Sodade" - Cesária Évora
Nancy Vieira: É Morna
Sara Tavares: Ponto de Luz
"Santa" - Tcheka
"Mana" - Mayra Andrade


KUDURO, SEMBA e KIZOMBA: São ritmos populares angolanos e costumam ter as letras bem mais simples e curtas. Para quem gosta de percursão, é uma opção para praticar o português e dançar também. Gostaria de tentar?
"Atira Água" - Nelson Freitas
"Hangover" - Buraka Som Sistema
"Kappopola Makongo" - Moreno Veloso
"Windeck" - Cabo Snoop


Estas foram as minhas recomendações de ritmos dos países lusófonos. Existem muitos outros ritmos, como por exemplo FORRÓ, PAGODE, FUNK CARIOCA (Brasil), PIMBA (Portugal) e ZOUK (Angola). Caso tenha curiosidade pode procurar por eles.

Talvez você diga: "Lí! Eu não gostei de nenhum desses ritmos. Eu gosto de Rock, Reggae, Country, Hipo Hop..."

Eu não esqueci de você não. Prometo que vou elaborar um post com dicas sobre músicas nesses ritmos e outros. Você não terá desculpas para não praticar português com música. :-)






Nenhum comentário:

Postar um comentário