Em destaque

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

A PRONÚNCIA DO NH EM PORTUGUÊS


Image (Don't speak) by Gustavo Devito (CC BY 2.0)
Conheci muitas pessoas que aprendem português e pronunciam as palavras com NH de uma forma interessante. Por exemplo, pronunciam a palavra "amanhã" como se fosse "amaniã".

O som de "NH" é um som nasal. O som nasal é um som que se faz quando o ar sai pelo nariz ao dizer a palavra. Quando você pronuncia a palavra "amanhã" usando o som nasal corretamente, vai sentir o ar saindo do seu nariz. Isso não irá ocorrer se você pronunciar "amaniã".

Este som é muito comum em português. Existem muitas palavras com "NH": caminho, vizinho, cozinha, estranho, tamanho, montanha... Também, é muito comum o uso de diminutivos: cafezinho, beijinho, Ronaldinho, Aninha... Se é tão comum, por que o som do "NH" pode ser tão difícil?

Lembrei de como eu explico o som do "NH" em português para as pessoas:
- Para quem é nativo do idioma espanhol, é pronunciado como o "Ñ" da palavra "NIÑO";
- Para quem é nativo do idioma francês, se pronuncia como o "GN" da palavra "CHAMPAGNE";
- Para quem é nativo do idioma italiano, a pronúncia é como o "GN" da palavra "GNOCCHI".

Mas, e para quem fala inglês? Como eu explico?
- É semelhante ao "NY" da palavra "CANYON"
- É parecido com o "NI" da palavra "ONION"

Notaram a diferença? Para os que falam espanhol/francês/italiano eu digo "é igual a...", mas, para quem fala inglês eu digo que "é semelhante a..." Isso mesmo, semelhante não significa que é igual. Simplesmente, é o som mais próximo em inglês que eu encontro para explicar o som de "NH" em português.

Então, você já sabe qual é a real pronúncia do "NH". Sei que nem sempre é fácil. Abaixo seguem mais algumas dicas para praticar a pronúncia do "NH":

1) Tente usar estas músicas para treinar sua pronúncia do "NH":
- "Efêmera": ÁUDIO | VÍDEO | LETRA
- "Pintinho Amarelinho": ÁUDIO | VÍDEO | LETRA

2) Para você que gosta de trava-línguas, segue um bem bacana. Tente gravar sua própria voz com este trava-línguas e me envie o áudio hihihi:
"A aranha arranha a jarra, a jarra arranha a aranha; nem a aranha arranha a jarra nem a jarra arranha a aranha."

3) Fale palavras com NH duas vezes: uma segurando o nariz e outra sem segurar o nariz. Se nas duas vezes o som sair igual, significa que você não está pronunciando corretamente. Seguem exemplos de frases para praticar o som de "NH":
- É de manhãzinha.
- A casinha da Joaninha.
- Julinho acompanhava de longe seu irmãozinho manhoso.






Nenhum comentário:

Postar um comentário