Em destaque

domingo, 5 de outubro de 2014

ENTENDENDO COMO USAR O "OBRIGADO"

Version en Français   Versione in Italiano   English Version   Versión en Español

Image (Obrigado) by João Vicente (CC BY 2.0)
Apesar de ser muito popular, o "obrigado" é um assunto que pode confundir até mesmo as pessoas que já estão em um nível avançado.


Por esse motivo, eu escrevi um artigo no iTalki sobre este assunto. O artigo está em inglês e seu título é "What You Don't Know About Obrigado". Caso seu idioma nativo seja o inglês, você pode ler clicando no link do título. Para você que não fala inglês, eu vou tentar resumir um pouco do artigo, que está dividido em duas histórias:

O 'OBRIGADO' BÁSICO:
Na primeira história, meu amigo confirmou algo que ele já tinha aprendido sobre o "Obrigado": Para agradecer, os homens devem dizer "Obrigado" e as mulheres devem dizer "Obrigada". Isso acontece porque a palavra "obrigado" é o particípio passado do verbo "obrigar". No contexto de gratidão, essa palavra faz o papel de adjetivo, significando que alguém se sente na obrigação para com a pessoa à qual faz o agradecimento.

NOTA:
A expressão "Obrigado." tem origem na frase “Fico-lhe obrigado.”... Segue um exemplo de uma conversa completa:
- Alguém diria: “Fico-lhe obrigado”.
- O outro responderia: “Você não é obrigado a mim por nada”.

Com este exemplo, acredito que você já consegue imaginar porque, ao longo dos anos, as expressões "Obrigado." e "De nada" (ou "Por nada") ficaram tão poulares.

O 'OBRIGADO' ALÉM DO BÁSICO:
Na segunda história, meu amigo aprendeu que o "obrigado" pode assumir outros papéis além do papel de adjetivo.

"Obrigado" como interjeição:
Hoje em dia, a palavra "obrigado" está sendo usada como interjeição de gratidão em conversas informais. Em português, as interjeições são invariáveis. Isso significa que, quando usa o "obrigado" como interjeição, o homem deve falar "Obrigado!" e a mulher também deve falar "Obrigado!". Ao escrever, é fácil saber quando o "obrigado" é uma interjeição, porque vem acompanhado pelo ponto de exclamação (!). Mas lembre-se, isso é para conversas informais. Então, se você é uma mulher, é sempre recomendado falar "Obrigada." em conversas mais formais.

"Obrigado" como substantivo:
Também podemos usar a palavra "obrigado" como substantivo. Nestas situações, também não vai haver variação da palavra. Tanto homens quanto mulheres devem dizer, por exemplo: "O meu obrigado a todos os que me ajudaram."

É ISSO AÍ...
Bem, espero que você possa ler o artigo original que deu origem a este post. Acredito que em todos os idiomas, as expressões equivalentes a "Obrigado." e "De nada." são muito apreciadas. Então, espero que agora você possa sentir-se confiante ao utilizá-las.


3 comentários:

  1. Para compreender melhor o "obrigado" como interjeição gostaria que citasse uns dois exemplos. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Como interjeição, você diz apenas "Obrigado!". Da mesma maneira que se diz "Viva!", "Olá!", "Adeus!" etc.

      Excluir
  2. Achei bastante interessante. Sou professora de Português e não sabia que tinha como interjeição e substantivo, apenas o básico, que mulher é Obrigada e homem Obrigado. Enfim, obrigada pelo post 🥰

    ResponderExcluir