Em destaque

domingo, 28 de junho de 2015

PRETÉRITO PERFEITO vs. PRETÉRITO IMPERFEITO


Image (Fut Past Presence) by Hartwig HKD (CC BY 2.0)
Com certeza você já notou que, se não usar a conjugação adequada, a sua frase pode ficar um pouco confusa. Neste artigo vou falar do “Pretérito Perfeito” e do “Pretérito Imperfeito”.


Nesta postagem, quero falar de um assunto que não me traz nenhuma lembrança de uma pergunta especial. Porque é um assunto que intriga todo mundo que aprende o português... Então, vamos direto ao assunto:

PRETÉRITO PERFEITO SIMPLES

Primeiro, vamos definir o que o pretérito perfeito simples faz. Ele expressa uma ação não habitual feita no passado e que foi totalmente terminada. Veja a tabela abaixo, ela mostra a conjugação dos verbos regulares:

CANTAR COMER EXISTIR
Eu cantei
Tu cantaste
Ele/Ela/Você cantou
Nós cantamos
Vós cantastes
Eles/Elas/Vocês cantaram
Eu comi
Tu comeste
Ele/Ela/Você comeu
Nós comemos
Vós comestes
Eles/Elas/Vocês comeram
Eu existi
Tu exististe
Ele/Ela/Você existiu
Nós existimos
Vós exististes
Eles/Elas/Vocês existiram

Muito bem! Já vimos para que serve o pretérito perfeito simples e também já vimos como devemos conjugá-lo. Agora vamos analisar em que situações devemos usá-lo:

1 ) Mostrar uma ação terminada, já realizada:
Nós arrumamos tudo e saímos mais cedo de casa.
Ele estudou as lições ontem à noite.

2 ) Perguntar e responder sobre aquilo que já foi feito:
— Você comprou este sapato na loja de Maria?
— Sim comprei.

Vamos fazer um exercício para ajudar a lembrar do pretérito perfeito. Na caixa de texto abaixo, escreva como foi sua última viagem...





PRETÉRITO IMPERFEITO

Agora vamos falar do pretérito imperfeito. Ele pode expressar uma ação no passado que foi interrompida e também pode expressar uma ação habitual realizada no passado, mas que hoje não é mais realizada. Vamos ver a tabela de conjugação:

CANTAR COMER EXISTIR
Eu cantava
Tu cantavas
Ele/Ela/Você cantava
Nós cantávamos
Vós cantáveis
Eles/Elas/Vocês cantavam
Eu comia
Tu comias
Ele/Ela/Você comia
Nós comíamos
Vós comíeis
Eles comiam
Eu comia
Tu comias
Ele/Ela/Você comia
Nós comíamos
Vós comíeis
Eles comiam

A situação mais simples em que podemos usar o imperfeito é:

1) Indicar uma ação que foi interrompida:
Pedro brincava no quintal quando começou a chover.
Ele estudava as lições quando foi interrompido.

Mas existem outras situações em que devemos usar o imperfeito. Elas são:

2) Indicar uma ação contínua, feita no passado, mas que não se faz mais
João viajava todo final de semana.

3) Descrever pessoas, coisas, etc. no passado
Os convidados usavam roupas bonitas.

4) Indicar ação simultânea no passado.
Renata fazia o almoço enquanto Mariana arrumava a casa.

Vamos fazer um exercício para ajudar a lembrar do pretérito imperfeito? Na caixa de texto abaixo, escreva como era sua vida nos tempos da escola...





PRETÉRITO PERFEITO COMPOSTO

Uma coisa importante sobre o Pretérito Perfeito e o Pretérito Imperfeito é que eles indicam ações que não continuam no tempo presente.

Por isso, quero fazer uma comparação com o Pretérito Perfeito Composto, que usamos para indicar a repetição de uma ação que continua até o presente em que falamos. A tabela abaixo mostra a estrutura a ser utilizada:

CANTAR COMER
Eu tenho cantado
Tu tens cantado
Ele/Ela/Você tem cantado
Nós temos cantado
Vós tendes cantado
Eles/Elas/Vocês têm cantado
Eu tenho comido
Tu tens comido
Ele/Ela/Você tem comido
Nós temos comido
Vós tendes comido
Eles/Elas/Vocês têm comido


Exemplo:
Tenho estudado nos últimos dias e tenho ampliado bastante meus conhecimentos.

Agora vamos fazer um último exercício para ajudar a lembrar do pretérito perfeito composto? Na caixa de texto abaixo, escreva o que você tem feito para melhorar o seu português...









CLIQUE AQUI PARA SABER COMO CORRIGIR OS SEUS TEXTOS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário