ARTIGOS EM DESTAQUE

ARTIGOS EM DESTAQUE...

sábado, 12 de setembro de 2015

O VERBO "GOSTAR" EM PORTUGUÊS

Version en Français   Versione in Italiano   English Version   Versión en Español

Image (Love) by Juliana Coutinho (CC BY 2.0)
Você já notou que a forma de usar o verbo "GOSTAR" em português é bem diferente da forma de usar o verbo "GUSTAR" em espanhol? Então, vamos conversar um pouquinho mais sobre isto...


O verbo GOSTAR é um assunto bem interessante, principalmente para você, que fala o espanhol. Gostaria de contar a história do meu amigo Benjamin. Ele mora no Brasil há dois anos. No começo, ele achou o uso do verbo "GOSTAR" muito difícil. Por quê?

MOTIVO #1: ELES SÃO MUITO SEMELHANTES

Meu amigo Benjamin nasceu e cresceu no Chile, ele fala espanhol. Talvez você saiba qual é o verbo que ele usa quando quer expressar os seus gostos... Em espanhol, é o verbo "GUSTAR".

Quando chegou ao Brasil, o Benjamin aprendeu que, em português, usa-se o verbo "GOSTAR" quando se deseja expressar os gostos. Ou seja, mesmo significado e quase a mesma pronúncia. Até para as negações, era igual ao espanhol, só precisava usar o "NÃO" antes do verbo "GOSTAR". Ele achou isso muito fácil!

Com o tempo, o Benjamin descobriu que esta semelhança era justamente o que tornava o uso do verbo "GOSTAR" muito difícil. Em muitas situações, ele acabava dizendo algo como:
- "ME GOSTA MUITO O PÃO DE QUEIJO"

O que você acha desta frase do Benjamin? Isso mesmo! A frase está totalmente ERRADA! Vamos ver o motivo...

MOTIVO #2: ELES SÃO MUITO DIFERENTES

Sim , meu amigo. Apesar do significado ser o mesmo e a pronúncia ser muito parecida, a estrutura do uso do verbo "GOSTAR" em português é muito diferente da estrutura usada no idioma espanhol. Observe esta tabela:

Espanhol Português
A mí me gusta...
A ti te gusta...
A él/ella le gusta...
A nosotros nos gusta...
A vosotros os gusta...
A ellos/ellas les gusta...
Eu gosto de...
Tu gostas de...
Ele/Ela gosta de...
Nós gostamos de...
Vós gostais de...
Eles/Elas gostam de...

Notou a diferença? E o pior: a estrutura em espanhol é inadmissível em português. Isso significa que tentar usar "ME GOSTA MUITO O PÃO DE QUEIJO" vai soar muito estranho. Muito estranho mesmo! Seria um clássico exemplo do famoso "portuñol".

MOTIVO #3: AFINAL, QUAL É O SIGNIFICADO?

Primeiro, você tem que entender que o verbo "GOSTAR" pode ter significados diferentes. Observe a tabela abaixo, ela mostra os dois significados do verbo:

Gostar: significado 1 Gostar: significado 2
Achar bom, ter afeição, aprovar, apreciar, achar saboroso...

Exemplo:
"Gosto de maçã."
Experimentar, provar, degustar...


Exemplo:
"Gostei o bolo e achei o recheio delicioso."

Você notou que, dependendo do significado, você deve usar a preposição "DE" ou não? Isso vamos ver no próximo tópico. Mas, uma coisa importante para você ter em mente agora é que a estrutura do verbo será sempre PRONOME PESSOAL + VERBO GOSTAR:
Eu gosto...
Você gosta...
Tu gosta...
Ele gosta ...
Nós gostamos...
Vocês gostam...
Eles gostam...

Veja neste link a tabela completa de conjugação do verbo "GOSTAR". Lembre-se que a tabela vai indicar as conjugações independente do significado e da regência: http://www.conjuga-me.net/verbo-gostar

MOTIVO #4: MAS QUE REGRA É ESSA???

Agora, você tem que enteder o que é regência. Em termos simples, regência verbal é a relação que se estabelece entre o verbo e os seus complementos. Dependendo do significado, o verbo "GOSTAR" vai usar a preposição "DE" como complemento. Isso é muito importante, porque o uso mais comum do verbo "GOSTAR" é justamente o significado 1 da tabela apresentada no tópico MOTIVO #3.

Isso é muito importante mesmo: quando o verbo "GOSTAR" tem o significado de "achar bom", "aprovar" etc., ele vai exigir o uso da preposição "DE".

Vamos ver alguns exemplos:
"Não gosto de vocês."
"Gostaria de tomar água de coco."
"Gostei muito da sua amiga."

Agora... você achou que esta regra teria alguma exceção? ACERTOU!!!

A sequência "GOSTAR DE QUE..." permite deixar a preposição de fora. Então, você pode usar os exemplos abaixo das duas formas:

"Gostaria que você fosse pontual." (mais comum)
"Gostaria de que você fosse pontual." (menos comum)

"Ela gosta que a elogiem." (mais comum)
"Ela gosta de que a elogiem."(menos comum)

NÃO É TÃO DIFÍCIL ASSIM...

Espero que este artigo tenha sido útil. Assim como o Benjamin, você vai se acostumar bem rápido com o uso do verbo "GOSTAR". E lembre-se: se tiver qualquer dúvida, por favor, deixe um comentário.






Nenhum comentário:

Postar um comentário