Em destaque

sexta-feira, 16 de junho de 2017

A PRONÚNCIA DO "Z" EM PORTUGUÊS

Version en Français   Versione in Italiano   English Version   Versión en Español


Image (Solitary bee on a buttercup) by Orangeaurochs (CC BY 2.0)
Meu querido amigo estudante, se você procura exercícios de como melhorar a sua pronúncia do som de "Z" em português, este artigo pode ajudar...



"Não importa se a palavra é escrita com "S" ou com "Z", eu sempre escuto como se fossem a mesma coisa. " Depoimento de um estudante da Venezuela, que está no nível básico.

"Eu pronuncio o som do 'S' e o som do 'Z' de maneiras diferentes, mas meus amigos brasileiros me disseram que quando eu pronuncio o som do 'Z', o som é semelhante ao 'TH' do inglês e não ao 'Z' em português..." Depoimento de uma estudante da Espanha, que está no nível intermediário.

"Quando eu leio uma lista de palavras com a letra 'Z', eu consigo pronunciá-las corretamente. Mas quando eu leio uma história ou quando eu estou conversando, acabo sempre pronunciando o 'Z' como se fosse um 'S'." Comentário de um estudante do México, que está no nível avançado.


O som da letra "Z" em português é totalmente diferente do som em espanhol. E, além de ser diferente, é um som que não existe em espanhol. Não é à toa que recebo tantos comentários sobre o assunto, principalmente de estudantes hispanofalantes. Neste artigo, vou falar sobre alguns exercícios que podem ajudar neste tema.


Afinal, como é o som da letra "Z" em português?

O som de "Z" em português é como um zumbido de abelha. Para efeito de comparação, seguem algumas palavras com sons semelhantes em outros idiomas:

- igual ao "Z" da palavra inglesa "zebra";
- igual ao "Z" da palavra francesa "zéro";
- igual ao "Z" da palavra italiana "zucchero";

Vamos ouvir alguns exemplos da pronúncia desse som em português. Lembre-se de que, às vezes, a letra "S" e a letra "X" podem apresentar o som de "Z" (o som de "Z" sempre está evidenciado em negrito).

Vozes do Brasil:
ZELOSO:
AZUL:
CASA:
EXEMPLO:

Vozes de Portugal:
AZUL:
CASA:
EXEMPLO:
JARDIM ZOOLÓGICO:


Identificando onde você pode melhorar...

Agora que você já sabe como deve ser o som de "Z" em português, tente avaliar como está a sua pronúncia. Para isso, você pode pedir a ajuda de um falante nativo do idioma português (um amigo, um parceiro de idiomas ou um professor/tutor). Caso você não conheça ninguém que seja nativo do português, você pode gravar a sua própria voz e fazer uma auto-avaliação. Depois de decidir qual será o seu método de avaliação, tente fazer as seguintes atividades:

1) Reconhecendo o som de "Z":

Ouça os seguintes pares de palavras em português:

CASA: (voz masculina de Portugal)
CAÇA: (voz masculina de Portugal)

ZOAR: (voz masculina do Brasil)
SOAR: (voz masculina do Brasil)

Ao final da sua escuta, medite nisso: Você notou que a pronúncia dos pares de palavras são bem diferentes?


2) Lendo uma lista de palavras:

Leia esta lista de palavras em que aparece o som da letra "Z". Não se esqueça de gravar a sua voz.

zombar executivo zangado análise
zumbi êxito zíper casamento
zona exaltar zero desejo
presteza executar bizarro paisagem
razão exemplo dizer tesoura
caracterizar exame desprezo beleza

Ao final da sua leitura, medite nisso: Foi fácil pronunciar o som da letra "Z" na lista de palavras sem contexto?


3) Lendo a versão espanhola e a versão portuguesa de um texto:

Leia o texto abaixo. Primeiro, leia a versão em espanhol e depois leia a versão em português (trecho do livro "O Pequeno Príncipe"). Não esqueça de gravar a sua voz na leitura em português.

VERSÃO EM ESPANHOL:
"El principito, que me hacía muchas preguntas, nunca parecía escuchar las mías. Son palabras pronunciadas al acaso las que, poco a poco, me revelaron todo... - Qué es esa cosa ? - No es una cosa. Vuela. Es un avión. Es mi avión... Y me sentí orgulloso de informarle que volaba... Y el principito soltó una hermosa risa que me irritó mucho..."

VERSÃO EM PORTUGUÊS:
"O principezinho, que me fazia milhares de perguntas, não parecia sequer escutar as minhas. Palavras pronunciadas ao acaso e que foram, pouco a pouco, revelando tudo... - Que coisa é aquela? - Não é uma coisa. Aquilo voa. É um avião. O meu avião... Eu estava orgulhoso de lhe comunicar que eu voava... E o princepezinho deu uma bela risada, que me irritou profundamente..."


Ao final das suas leituras, medite nisso: Ler um texto em português, que você já conhece em espanhol, faz você se confundir na pronúncia do "Z"?


4) Conversa livre:

Se possível, tente conversar com alguém em português dando atenção ao som da letra "Z". Pode ser uma conversa curta, de três minutos. Por exemplo, converse sobre o zoológico e diga o que você acha de animais como a zebra, o bisonte, o besouro, a arara azul, o bisão, o chimpanzé e a perdiz.

Ao final da conversa, medite nisso: Durante a conversa informal, foi mais difícil de manter a atenção no som de "Z"?



Melhorando a pronúncia com exercícios...

Muito bem! Agora que você já identificou quais são as suas dificuldades, primeiramente, você deverá pronunciar os seguintes pares de palavras (Não precisa gravar a sua voz).

(apresentam som de "Z") (não apresentam som de "Z")
CASA
FASE
ZÉLIA
ZOAR
CAÇA
FACE
CÉLIA
SOAR

Em seguida, você vai produzir com a sua boca o som que a abelha faz quando está voando (faça isso várias vezes).

Agora, você deve pronunciar somente as palavras que têm o som de "Z":
casa
fase
Zélia
zoar

Em seguida, você deve pronunciar novamente os pares de palavras. Neste momento, você deve gravar a sua voz e tente fazer uma auto-avaliação.
casa/caça
fase/face
Zélia/Célia
zoar/soar

Quando você tiver a oportunidade, você deve pronunciar esses pares de palavras para um amigo. Pergunte o que ele acha da sua pronúncia quando você diz as palavras com som de "Z" e as palavras semelhantes que não têm o som de "Z".


Porque a pronúncia é tão importante?

Você já deve ter notado que o sentido das palavras poderá mudar completamente caso não sejam pronunciadas corretamente. Então, espero que estes exercícios possam te ajudar a melhorar ainda mais a sua pronúncia em português. Não esqueça de compartilhar nos comentários sobre a sua experiência com os exercícios!






Nenhum comentário:

Postar um comentário